História

A Família Vanini preserva uma história de dedicação e amor no interior de São Paulo. Essa é a sua chance de sair da cidade e aproveitar um dia inesquecível perto da natureza! Leia a história completa do Sítio Sassafraz abaixo e venha nos visitar.

História do Sítio Sassafraz

A história do Sítio Sassafraz começou em 1888, em Sermide, próximo a Bologna na região de Montova na Itália. A família Vanini embarcou no Vapor chamado Giava rumo ao Brasil em busca de trabalho, aportaram no porto de Santos e foram conduzidos para a hospedaria dos imigrantes em São Paulo no dia 18 de março do mesmo ano. Na família haviam apenas 06 pessoas: o patriarca Tommaso Vanini (48), sua esposa Edvige Puga (41) e seus quatro filhos, Cleonice (17), Primo (12), Vittória (09) e Enrico (06).

Ao chegarem ao interior, foram instalados na fazenda Bonfim em Cabreúva para trabalhar nas plantações de café, após o horário de trabalho a família cultivava uma roça de cebola. Décadas depois o filho mais novo da família, Enrico Vanini, já casado com Leofinia Barcele, celebravam o casamento de seu filho, Thomaz Angelo Vanini com Emilia Muraro, onde tiveram cinco filhos, Iris (Tio Idi), Edilia (Tia Dica), Antenor (Vô Nego), Ema (Tia Ema) e José (Tio Zé).

Em 1951, Thomaz Angelo conseguiu comprar terras de uma antiga senhora descendente de escravos, chamada Nhá Chica Santana, em Itupeva, um sitio de aproximadamente 21 alqueires onde Nhá Chica cultivava plantas e ervas medicinais para tratar as pessoas da região.

Neste momento, o Sitio não possuía energia elétrica e água, foi com o esforço e suor da própria família que construiu toda a estrutura básica da propriedade e assim se dedicou ao cultivo de uva de mesa Niágara, o sitio foi batizado de Sitio Pinheirinho, devido à grande plantação de pinheiros nesta área. Agora nossa família já estava maior, nosso amado Vô Nego (Antenor Vanini) casou-se com a Vó Lourdes (Maria de Lourdes Falchi Vanini) e tiveram 04 filhos, Claudemir, Ademir, Marly e Maria Helena.

Em 1981 o nosso querido Pinheirinho ganhou o Prêmio de Produtor modelo de Uva Niágara do Estado de São Paulo, o Sitio possuía 100.000 mil pés de uva e empregava 10 famílias de meeiros produzindo em média 50 mil caixas de uva por safra.

Após décadas de muito trabalho, plantios e safras bem-sucedidas, em 2005, nosso amado Vô Nego faleceu, e o Sitio Pinheirinho foi dividido entre seus filhos e sobrinhos. O território dos fundos do Sitio, foi destinada a filha caçula do Vô Nego, Dr.ª Maria Helena Vanini Polli, além da mata nativa e das videiras de uva, a única árvore que restou da história original do Sitio Pinheirinho foi o pé de Sassafraz, árvore brasileira típica em nossas matas da região, dando assim origem ao nome que é conhecido hoje: Sitio Sassafraz.

O Sitio Sassafraz teve início com uma pequena agroindústria inaugurada em 10 de outubro de 2007, produzindo compotas artesanais e vendendo frutas, verduras, legumes e queijos para turistas e moradores locais, no ano de 2008 realizamos nosso primeiro Café da Manhã, para um grupo agendado de senhoras vindas do Rio de Janeiro, desde então o Café da Manhã do Sitio Sassafraz só cresceu, aumentando nosso espaço e variedades de pratos. Hoje, além de nosso delicioso Café da Manhã, o Sitio Sassafraz também realiza confraternizações de empresas, aniversários e casamentos. O Sitio Sassafraz também trabalha com o turismo pedagógico e recebe escolas da região que buscam integrar o conhecimento adquirido em sala de aula com o meio ambiente externo.

Estamos através do Turismo Rural preservando uma história que temos muito orgulho de contar e esperamos que as pessoas que nos conhecerem também levem um pouco desta história!

CAFÉ DA MANHÃ NO SÍTIO

São mais de 60 opções de pratos doces e salgados para você e sua família aproveitarem. Nosso café da manhã colonial possui todos os seus pratos feitos no próprio Sitio, onde você come à vontade, em formato self service, aos sábados e domingos, das 8h às 13h.

Confira os dias e horários